domingo, 11 de novembro de 2012

O que Muda se uma pessoa É artista ou Não?

    Outro dia em aula, essa pergunta veio à tona.
    Antes de responder joguei a pergunta de volta para os indagantes, só que com outros termos,
perguntei: - Que define o  Ser Artista?
Foi um inicio de confusão, pois cada um falava ao mesmo tempo e não se ouviam e a cada momento
que o debate se formava, mais alto falavam.
Eu, ciente do que desejava alcançar com a pergunta deixei-os à vontade. Peguei minha garrafa d'agua,
tomei um pouco, peguei o caneta preta de escrever em quadro e e comecei a fazer pontinhos. Uns perto dos outros, outros mais afastados. Depois troquei de caneta preta pela vermelha. O barulho foi diminuindo aos poucos. Eu agora já estava com caneta verde e a azul. Porém estava postada exatamente na frente do quadro e eles  já se esforçavam para ver, sentado no chão em semi arena não podiam levantar para melhorar a visão. Nesse pondo o debate já havia silenciado e a mais afoita de todos, a Letícia que tem dez anos , mais alta que todos e que no meu primeiro dia de trabalho a dois anos passados, ao pegar um livro meu foi ler exatamente o prefácio, coisa que ninguém se importa e me perguntou: Aqui nesse texto fala de seu percurso na escrita, não é tia?
Foi exatamente a Letícia que perguntou inquieta: Professora, o que a senhora faz ai é arte, então fala pra nós
o que é ser artista porque aqui ninguém sabe.
Terminei meu trabalho de pontilhamento, que em cores e por pontos  dizia:
"Artista é todo aquele que tem a
alma livre e quando preso se sente por qualquer situação se torna infeliz".
Pedi que lessem um de cada vez, eram vinte meninos e meninas.
Leram.
Ao final pedi para lermos juntos.
E pedi para que fossem para casa pensando nisso e fizessem desenhos ou escrevessem poesias ou frases
pensando na nossa conversa daquela aula.
Trouxeram trabalhos lindos e entenderam na pratica o que é ser artista.
Associando ao post que desejo aqui deixar, digo que podem me espancar como meu pai fez até os dezenove anos.
Podem me chamar de nomes e xingamentos que quiserem.
Mas não me censurem a palavra, pois meu peito aperta e as cores do meu dia fogem deixando apenas tristeza e amargura.
Um dia jogaram na minha face que meu defeito é não aceitar ser contrariada.
Fiquei quieta.
Porém não é verdade ouço os maiores impropérios em silêncio mesmo sabendo eu ter toda razão.
O reverendo Aproniano meu pastor e primeiro mestre na arte, me ensinou que na vida mais perdemos que
ganhamos. Aprendi o que isso significa.
Como artista não consigo me aquietar com tentativa de calarem  minha boca, a menos que seja com um beijo,
ai eu calo contente por hora, mas depois falo.
O que muda se uma pessoa é  se eu sou artista ou não?
É que o Artista vê a vida com uma lente diferente dos demais , só isso.
E hoje por conta dessa lente, estou magoada e entristecida. Para as pessoas normais nada significa o que me deixou nesse estado. 
Mas para mim é muito doloroso, ainda que vá passar deixará cicatriz.
Catiaho Alcantara
160611/11/012